Olá Bauzete, tudo bem?
Recentemente tive a oportunidade de visitar os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, juntamente com os alunos de RTVI e Jornalismo da Unifatea, em Lorena.
Quero mostrar p/ vc o que nós vimos e aprendemos por lá.
Em primeiro lugar, fomos informados que o local não se chama mais Projac, abreviatura de Projeto Jacarepaguá. O nome atual é Estúdios Globo.
Lá são produzidos os cenários, figurinos e efeitos especiais que vemos nas produções da emissora.
Começamos a visita na área de cenários, um galpão enorme com madeira, portas e janelas para todos lado.
Os cenários têm vida útil limitada por causa do monta/desmonta. Então há uma marcenaria onde eles são restaurados e quando não dá mais p/ fazer isso, o material vai para a reciclagem.
De lá, fomos conhecer a produção e acervo de figurino.
Na recepção, estão alguns bonecos caracterizados como personagens do Chico Anísio
E o figurino da Dona Redonda, da novela Saramandaia.
Conhecemos a área de trabalho dos figurinistas. Eles elaboram o croqui com as medidas dos atores que ficam cadastradas em um arquivo no computador. Aí confeccionam a peça e na maioria das vezes o ator ou a atriz só vai experimentá-la no dia da gravação.
Por isso, quando o ator ou a atriz começa a trabalhar em uma novela, por exemplo, não pode emagrecer nem engordar. Tem que manter as mesmas medidas que estão nesse arquivo dos figurinistas.
Quando a novela, série ou programa se passa nos dias atuais, a emissora faz parceria com marcas e lojas que fornecem o figurino. Nesse espaço de costura são feitas, por exemplo, as peças de época, fantasias, etc.
Em seguida passamos pelo acervo de figurino e eu quase tive um treco! Gente do céu, que lugar mais lindo do mundo! ♥ Que vontade de morar ali! Fiquei em estado de euforia, contemplação, taquicardia, nem sei.
Quem gosta MUITO de roupas como eu, vai me entender.
São cerca de 300 mil peças catalogadas e separadas por tipo, cor e tamanho.
Há um corredor só com as peças de época. Então é como se vc entrasse no Túnel do Tempo da moda. Vai passando pelas peças atuais até chegar as dos séculos passados.
Há também uma coleção gigantesca de acessórios que nos deixou com olhos de Gato de Botas e vontade de dizer Moço, por favor, me dá um chapéu? Um só, nunca te pedimos nada! rsrs
Sapatos de todas as cores, modelos e tamanhos.
Depois passamos pelo setor de efeitos especiais, onde nos explicaram como eles são criados e nos mostraram o vidro cenográfico que é feito com resina ou silicone. Então quebra fácil e não machuca ninguém.
Passamos também pelo estúdio da novela Sol Nascente que, por não ter estreado ainda quando fomos, não pôde ser fotografado.
E por fim visitamos a cidade cenográfica da novela Haja Coração.
Essa foi a nossa visita técnica aos Estúdios Globo. Ficamos cerca de 2h lá e gostamos de conhecer esses detalhes das produções da emissora.
Espero que vc tenha gostado de ver também o que nós vimos.
Bjks,
Giane Carvalho