Olá Bauzete, tudo bom?
Vamos conversar sobre o preconceito que nós bloggers sofremos? Vamos!
Estamos na área de produção de conteúdo digital há quase quatro anos e já ouvimos cada coisa que dá vontade de sumir. =(
Então gostaríamos de esclarecer alguns pontos p/ quem alimenta certos argumentos.
1º – Nem toda blogueira é maquiadora ou só fala sobre maquiagem e moda.
Uma vez me perguntaram se eu poderia maquiar uma modelo p/ um ensaio fotográfico. Respondi que não estava capacitada p/ isso. Quem convidou, desdenhou: Ué, vc não é blogueira? Como assim não sabe maquiar? Então, pois é… sei p/ mim mas maquiagem profissional é outra coisa.
Existem muitas bloggers e youtubers que postam sobre maquiagem, gravam tutoriais maravilhosos mas isso não engloba todo o universo de blogs de beleza.
Nós, por exemplo, damos dicas de produtos que testamos e usamos no dia a dia. Mas é só isso. E assim como nós, existem outras blogueiras que dão dicas ótimas sobre vários assuntos e que não necessariamente sabem maquiar.
Nada contra quem posta sobre make, tá amigas? Seguimos vcs e aprendemos bastante. Só não é requisito para virar blogueira saber tudo sobre maquiagem ou tendências da moda.
2 – Nem toda blogueira monta blog p/ ganhar press kit.
Esse é um pensamento clássico. O que já ouvimos de “legal, blogueira ganha um monte de coisas, né? O que vcs já ganharam?”
Desanima. Claro que ganhar press kit é ótimo, ajuda o blog, gera pauta. Mas isso é uma consequência de um trabalho bem feito. Não é assim de montar blog em um dia e no outro receber uma pilha de coisas.
Aliás, quem estiver pensando em começar por causa disso, apenas pare. Sério. Maria Brindeira ou Mário Brindeiro queima a classe, é feio e deselegante. Perguntar se uma ou outra marca gostaria de fazer parceria é ok. Fazer blog só p/ ganhar brinde é not ok.
Além do mais, Press Kit é TRABALHO. Não é mimo. Vc vai ter que usar, fotografar, editar a foto, escrever ou gravar a resenha, postar e divulgar. Isso leva um tempo que vc poderia usar p/ outras coisas.
3 – Nem toda blogueira é rica.
Muita gente acha que fulana ou ciclana virou blogueira porque tem dinheiro, não precisa trabalhar fora. Pode ser que existam casos assim, mas a maioria que nós conhecemos rala muito. Não tem moleza não. Elas trabalham, estudam, fazem bicos, cuidam da casa e da família. O blog é um plus na vida, um espaço para compartilhar o que gostam, o que sabem fazer.
Por isso, por favor, não critique a blogueira que aparece várias vezes com a mesma roupa ou maquiagem. Que só posta foto feita em casa. Que não viaja nem tem todas as novidades. Como dissemos, nem toda blogueira vive na ostentação e não é por isso que o trabalho dela deve ser desqualificado.
Trabalho de blogueira é feito, em primeiro lugar, por amor! Por meio do blog aprendemos, ajudamos, nos divertimos e conhecemos pessoas. É uma delícia e amamos fazer isso. Sem amor, assim como em tudo na nossa vida, o projeto fica seco e morre.
Se você acompanha blogueiras que estão há anos no mercado, bata palmas p/ elas pq essas são batalhadoras e criativas! Nós aqui admiramos e respeitamos quem consegue levar a atividade com entusiamo por bastante tempo.
Se você conhece bloggers que estão começando, ótimo! Dê uma força, convide pessoas para conhecer o blog também, comente em seus posts, compartilhe. Isso tem um valor que vcs nem imaginam.
Blogar é amar. Receber amor de volta, em vez de olhares preconceituosos, fecha o ciclo e faz bem para todos os envolvidos. ♥
Bjks,
Giane Carvalho