Olá Bauzete, tudo bem?
Hoje vamos dar algumas dicas de cuidados com a pele oleosa ou que tem propensão ao surgimento de espinhas.
De modo geral, alguns cuidados devem ser seguidos à risca: limpar, tonificar, secar a espinha e proteger a pele. Segundo o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, “devemos tomar cuidado com substâncias que secam a pele em demasia, pois pode causar efeito rebote: a oleosidade e a acne acabam voltando pior”.
Para cuidar da pele com acne, é importante seguir os seguintes passos:
Limpeza: “Podemos lavar a pele com sabonetes que contenham ácidos, como o glícólico ou salicílico, que ajudam a esfoliá-la, retirando principalmente o excesso de oleosidade”, explica o Dr Jardis. Extratos vegetais como o de calêndula também podem ser usados.
Tonificação: “Logo após o sabonete, usar um tônico adstringente com ativos secativos e bactericidas e que contenham álcool em pequena dose. O tônico regula o pH, promove limpeza profunda dos poros e ajuda na penetração de ativos”. Extratos botânicos também podem ser utilizados.
Hidratação: “É fundamental para evitar o efeito rebote”. Substâncias como Hyaxel, um ácido hialurônico de baixo peso molecular, podem ser usadas.
Secativos: “Para ser eficiente em espinhas inflamadas, o secativo deve agir rápido e ter baixo grau de irritação”. Ativos como enxofre, melaleuca e ácido salicílico podem estar na formulação.
Fotoproteção: “Fotoprotetores específicos para peles oleosas e acneicas podem conter ativos controladores da oleosidade e devem ter toque seco.”
Tecnologias: “O uso de laser e LEDs podem ser adjuvantes no tratamento, melhorando as lesões inflamatórias e auxiliando na cicatrização”, diz o médico.
Bjks e bons cuidados com a sua pele!
Equipe Blog Baú Hype