Olá Bauzete, tudo bem?
Você gosta assistir séries de TV? O formato não é dos meus favoritos mas tem uma que me fisgou. Virei fã de How to get away with murder – HTGAWM.
Vi a primeira temporada no Netflix e estou vendo a segunda no canal Sony.
A personagem principal é a advogada e professora de Direito Penal Annalise Keating, interpretada por Viola Davis. Ela é determinada, poderosa, ousada, intimidadora e é interessante observar seu figurino como um elemento visual importante p/ fortalecer essa imagem.
A Stylist Linda Bass trabalha há mais de três décadas nessa área e é a responsável pelo guarda-roupas de Annalise. Seus estilistas favoritos para a composição da personagem são Alexander McQueen, Max Mara, Victoria Beckham e Jason Wu.
As peças são estruturadas e ajustadas. Aqui vale ressaltar que ajustada é diferente de justa. Observe que as linhas das peças acompanham as do corpo da Annalise, sem apertar. Não sobra nem falta tecido e também não marca a lingerie.
Annalise não é de mostrar o colo, mas exibe os braços torneados. O figurino não revela suas pernas mas destaca o quadril e a cintura. Linda Bass disse em entrevista que segue três critérios na escolha das peças. Elas precisam ser sensuais, marcantes e poderosas. Annelise está sempre “vestida para matar” (alow trocadilho com o nome da série – murder, assassino, vestida para matar), pronta para arrasar com seus adversários.
A presença forte de Annalise é realçada por acessórios vistosos. São tantos colares, pulseiras e brincos maravilhosos que dá vontade de pedir p/ ela gravar um video p/ mostrar sua coleção ou onde e como ela guarda tudo isso ahaha
Annalise usa pouca estampa. Já apareceu com um vestido floral, mas flores grandes e com fundo preto.
Annalise também está sempre muito bem maquiada e penteada. Existem poucos momentos na série em que ela se desmonta, tira a peruca e os cílios postiços. Vou falar sobre isso já já.
Segundo Linda Bass, as peças que nunca veremos Annalise usar são calças jeans e terninho ou tailleur clássico. Para a figurinista, essas peças apagam a personalidade e a sensualidade da personagem.
Um detalhe que reparei durante a pesquisa das fotos foi que muitas vezes Annalise aparece de braços cruzados, o que mais uma vez pode representar personalidade forte, autocontrole, seriedade, pouca receptividade e proteção contra o mundo externo.
O visual impecável serve como armadura. Annalise tem uma vida caótica, cheia de rolos de arrepiar. Então com essa aparência ela se protege das desconfianças e passa a impressão de ter tudo sob controle, de ser chique, poderosa e organizada.
Por baixo da “armadura” composta por roupa, acessório, maquiagem e peruca está uma mulher sensibilizada, que se sente só, fica deprê e chora. Quando ela revela esse lado, o público habituado com a figura sólida de Annalise, leva um susto. As cenas nos lembram que até os mais durões têm seus momentos de fragilidade.
Para quem quiser se inspirar no figurino de Annalise, mais importante do que as peças escolhidas, é a confiança, a atitude. Se a roupa que você usa te traz essa sensação de “eu posso, eu quero, eu consigo”, está perfeita!
Bjks,
Giane Carvalho
* Fonte das fotos: Pinterest